Como chegar a idade madura, com disposição e qualidade de vida

Ao nascer, estamos destinamos a passar por várias etapas em nossa vida, pelo menos esta seria a ordem natural das coisas. Diante disso, desde jovem devemos começar a pensar em como envelhecer de forma saudável, tirando proveito de todas as etapas.

Claro que aos 5 anos de idade, isso nem passa pela nossa cabeça, porém quando chegamos aos quase 60 anos, isso já nos faz pensar com mais seriedade nesse assunto. Sabemos que ao longo da vida, nos preocupamos com os estudos, com a profissão, com o namoro, ahhhh o amor, aí o casamento , filhos, a aposentadoria, os netos e dai começamos a esquecer os nomes das coisas, trocamos os nomes dos netos ( sim, isso acontece muito) e de repente o médico diz que estamos com demência, quem sabe pode até ser Alzheimer ( que medo!)

Pois bem, sempre costumo dizer aos meus pacientes: precisamos nos preparar para chegar a idade madura, fazer um planejamento, um plano B, C, D, seja lá qual plano for, mas não se pode viver simplesmente achando que tudo vai continuar no mesmo lugar. Sim, tudo muda. A vida é constantemente mutável e quando nos damos conta, a memória já não é mais a mesma, já não corremos como antes, já não ligamos para as mesmas coisas, já não conduzimos o carro da mesma forma, a paciência já é menor e as implicâncias aumentaram. Essas condições acontecem sim, não adianta negar, as capacidades cognitivas vão diminuindo.

A deterioração da memória, da orientação espacial e temporal, a capacidade de pensamento e julgamento, o planejamento, a diminuição da capacidade emocional entre outros, entram em declínio.

Assim, sugerimos algumas recomendações para uma possível prevenção:

  • Ginástica Cerebral: realizar atividades que envolvem o aprendizado de novos conceitos, dado que o estímulo constante das funções executivas, retardam a progressão de uma possível demência.
  • Fazer exercícios físicos de forma periódica.
  • Ter uma dieta equilibrada, diminuindo as gorduras e os açucares. Frutas, verduras e legumes, peixes e cereais ricos em antioxidantes são interessantes.
  • Fortalecer as relações sociais, estar com amigos e parentes, passear, viajar, manter um ritmo de histórias são elementos importantes para fortalecer as funções cognitivas.
  • Criar uma rotina de atividades, ter horários estabelecidos para suas atividades, isso pode funcionar como estratégia para estimular a mente e melhorar a memória.
  • Manter em equilíbrio a pressão arterial, os níveis de colesterol e açúcar do sangue, além das vitaminas.
  • Evitar o uso abusivo de bebidas alcoólicas e do cigarro.

IMPORTANTE: DEIXE O PASSADO NO PASSADO, POIS O TEMPO TODO O TEMPO PASSA E NÃO VOLTA JAMAIS.
Vivamos o Hoje!!!!!

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