Plasticidade neuronal e os jogos cognitivos

Os neurônios são células características do sistema nervoso central que possuem a capacidade de estabelecer conexões entre si quando recebem estímulos advindos do ambiente externo ou do próprio organismo. Essas conexões são responsáveis por tudo o que somos. Por nossa personalidade, modo de agir, pela forma que nosso corpo vai adquirindo no transcorrer da vida.

Em linhas gerais, o processo se resume no seguinte. Uma vez estimulados, os neurônios geram impulsos de natureza elétrica e liberam íons e substâncias químicas que lançadas nas sinapses (espaços vazios entre um neurônio e outro) estabelecem ligações entre eles. A cada novo estímulo, a rede de neurônios se recompõe e reorganiza, o que possibilita uma diversidade enorme de respostas.

Plasticidade neuronal é o nome dado a essa capacidade que os neurônios têm de formar novas conexões a cada momento. Por isso, crianças que sofreram acidentes, às vezes gravíssimos, com perda de massa encefálica, déficits motores, visuais, de fala e audição, vão se recuperando gradativamente e podem chegar à idade adulta sem sequelas, iguais às crianças que nenhum dano sofreram. (Retirado da entrevista que o Dr. Drauzio Varella realizou com o neurocientista Dr. Claudio Guimarães dos Santos, pelo site Uol).

É com essa visão de plasticidade que nós do NeuroNúcleo, utilizamos nas sessões de Estimulação e Reabilitação cognitiva, jogos que auxiliam nessas conexões promovendo e provocando nos pacientes novas conexões neuronais, estimulando a capacidade de planejamento, resolução de problemas, agindo na estimulação da memória, raciocínio lógico-matemático, linguagem, percepções sensoriais , foco atencional, além de orientações espaciais e temporais.

Os jogos são importantes recursos nessas estimulações, gerando excelentes experiências de conquistas e realizações, renovando a auto estima e satisfação interna, o que promove qualidade de vida nos indivíduos que se utilizam desses recursos.

Alguns jogos que estimulam tais conexões estão a disposição em nossa loja virtual, no site www.neuronucleocognicao.com.br

4 opiniões sobre “Plasticidade neuronal e os jogos cognitivos”

  1. Sou professora aposentada e estou investindo em um espaço de estimulacao cognitiva para todas as idades…moro na regiao serrana do rio de janeiro; e gostaria de saber se tem como participar dos cursos por mrio de skaper…muito obrigada .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *