Avaliação Geriátrica

O que é SENESCÊNCIA?
É o que chamamos de envelhecimento fisiológico, um processo dinâmico e progressivo, onde haverá perdas biológicas, psicológicas, funcionais, bioquímicas, motoras e cognitivas, ocasionando diminuição, ou por vezes perda de adaptação ao meio ambiente, com uma maior possibilidade de vulnerabilidades e maiores incidências de processos patológicos, que podem levar a morte. (Papaléo Netto, 1996).

O que é SENILIDADE?
É o processo de envelhecimento, caracterizado por um importante declínio do funcionamento dos sistemas do corpo, com a aquisição de doenças e agravantes destas, dentro de sua fisiologia.

O que é FEMINIZAÇÃO da velhice?
Sabemos que as mulheres vivem mais que os homens. Em 2035, estima-se que tenhamos 226.708.000 idosos em comparação a 2015, onde tínhamos 203.657.000 idosos, sendo que há um aumento considerável de mulheres que vivem mais que os homens.

Dados do Jornal Folha de São Paulo (2013), nos informa que mulheres entre 60-64 anos vivem 24,6% a mais em comparação aos homens que vivem 19,7%, e com 80 ou mais anos, as mulheres vivem 5,9 % em comparação aos homens que vivem 4,1%.

O que é Capacidade Funcional?
É a capacidade de manter as habilidades físicas e mentais necessárias para uma vida independente e autônoma (Brasil, 1999).

De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (Brasil, 2006), o principal problema que pode afetar o idosos é a perda de sua capacidade funcional, ou seja, a perda das habilidades físicas e mentais necessárias para a realização das atividades básicas e instrumentais da vida diária.

A partir da avaliação da condição funcional, podemos estabelecer recursos e planos terapêuticos, visando a reabilitação ou a adaptação das capacidades funcionais, para suas atividades cotidianas, visando a independência e a autonomia do idoso, respeitando as vicissitudes inerentes ao envelhecimento.

A Equipe NeuroNúcleo realiza AVALIAÇÃO GERIÁTRICA e estabelece um plano de trabalho terapêutico individualizado, nos aspectos ligados ao Funcionamento Cognitivo, utilizando materiais adaptados as condições motoras e cognitivas do idoso.

AGENDE SEU HORÁRIO, PELOS TELEFONES (11) 50714145
OU PELOS E-MAILS: psico.eliana@gmail.com e neurotreinamento@gmail.com

Referências Bibliográficas
PAPALÉO NETTO, M. Gerontologia. São Paulo: Atheneu, 1996
Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *